Produzida há mais de vinte anos e conhecida como um excelente veículo utilitário, a Fiat Strada é um dos automóveis mais comuns – e mais buscados – entre os usados.
Além disso, é o modelo de picape com maior número de emplacamentos, desde o seu lançamento, em 1996.
Dentro das empresas, ela é vista, praticamente, como uma funcionária, que trabalha 7 dias por semana, carrega muitos pesos e quase nunca fica doente.
Confira a seguir os motivos que justificam o ótimo custo benefício da Fiat Strada.
A fórmula do sucesso
Embora a picape da Fiat tenha sido retocada algumas vezes, ela nunca, de fato, mudou de geração. E, por mais que o carro pareça um pouco antiquado em alguns fatores como as baixas saídas de ar e as pequenas opções de ajuste do banco do motorista, o fato é que o utilitário, no geral, envelheceu muito bem e segue, até os dias de hoje, como uma ótima opção para quem busca desempenho e economia.
Uma das maiores mudanças da Strada ocorreu no segundo semestre de 2013, com a chegada da cabine dupla, um grande acerto, visto que essa opção corresponde, até hoje, por 50% das vendas do modelo. Afinal, o veículo continuou a oferecer a mesma força de um utilitário típico, mas com espaço para quatro pessoas de até 1,75m.
Desempenho e consumo
A Fiat Strada Adventure 2014 é uma das versões usadas mais buscadas da picape, principalmente no meio empresarial. Muito disso se deve ao desempenho e consumo do veículo.
Com motor flex 1.8 E.torQ de 132/130 cv, a Strada arranca de zero a 100 quilômetros por hora em 10 segundos e é um carro ágil, forte e com incrível desempenho.
Em relação ao consumo, em média, a Strada Adeventure 2014 consome 1l de etanol a cada 7,3 km na cidade e 1 l de etanol a cada 10,4 quilômetros rodados em rodovias.
Por ser considerada um carro de trabalho, a direção é um pouco mais pesada, já que o seu sistema hidráulico não conta com a mesma maciez dos carros mais modernos da Fiat.
No geral, o veículo é bastante confortável, mas, por não apresentar a mesma proposta de picape de passeio como a Saveiro, é mais robusto e resistentes aos solos desnivelados.
Manutenção
Embora a Fiat Strada não esteja entre os carros mais modernos, o fato é que ela quase não apresenta problemas e, quando apresenta, suas peças simples e acessíveis possibilitam uma manutenção barata e relativamente rápida. Ou seja, caso haja qualquer incidente com o utilitário, muito provavelmente, ele não passará muito tempo no mecânico.
Desvalorização
Por fim, por mais que um veículo seja considerado um bem durável, a verdade é que ninguém compra um carro pensando em ficar com ele para o resto da vida. Por isso, é muito importante se atentar aos índices de desvalorização antes de concluir a compra.
No caso da Fiat Strada, por ser um utilitário que cumpre aquilo que promete e realmente é uma picape de trabalho forte e espaçosa, com certeza, você não terá grandes problemas na hora de repassá-la. Isso porque, devido à sua popularidade e manutenção em conta, o veículo conta com boa liquidez no mercado automotivo.
Vale mencionar que a Fiat Strada é uma das picapes pequenas que mais mantém o seu valor após se tornar um seminovo. De acordo com análise realizada pelo InstaCarro, a desvalorização média do utilitário é de -10,5% o que reforça que a compra do modelo, na maioria das vezes, envolve um bom negócio.
Enfim, gostou do artigo sobre o bom custo benefício da Fiat Strada? Se essas informações foram úteis para você, compartilhe-as em suas redes sociais, com certeza, elas podem ajudar muitas pessoas que estão em busca de veículos utilitários.