Selecione a cidade:   Rondônia, 23 de setembro de 2020   |  Vídeos   |  Notícias Fotos e eventos

Carta aberta de agradecimento:

Tamanho do texto:  A+     A-         Imprimir
José Humberto, 10/12/2019 21h03

 (Foto: ) Ampliar
(Foto: )

Gostaria de iniciar o discurso de agradecimento dizendo, “muito obrigado comunidade de Cacaulândia!!!”. Por me receber, por oportunizar e de poder compartilhar de minhas idéias com vocês, e vocês, por acreditar nelas, fazendo de nosso tempo uma exposição de momentos de aprendizagem. No entanto, um ano de muito trabalho, dois projetos que realizei junto a escola Nelso Alquieri no percurso desse ano de 2019, um de Canto Coral e outro de Leitura.

O de Canto Coral sendo o primeiro projeto, me trouxe muito prazer em desenvolver pois, consegui vencer um desafio e poder concluir com um saldo muito positivo com 67 crianças se apresentando e muito bem afinados, para quem teve apenas 3 meses de preparação foram ótimos e o segundo de leitura não diferente do primeiro e exigindo mais de mim, me fez mergulhar de vez num mundo mágico das leituras.

Quero agradecer a todas as crianças e equipe que estiveram do meu lado por compartilhar dos seus momentos que pra mim foram tão ímpar, tão importante, aprendi muito com vocês. Estou muito orgulhoso do resultado que obtivemos juntos, e hoje, de poder encerrar esses projetos de 2019 com um saldo muito positivo e satisfatório. Foram algumas noites e muitos momentos de trabalhos, mas, quem disse que ensinar seria fácil, como diz Werneck (2010,p.91) “A ousadia de ser mestre, mediador e professor está em suas mãos.”

Ensinar uma criança a ler não é tarefa difícil, mais difícil é fazê-la gostar de ler. A criança motivada de maneira adequada poderá adquirir o hábito de leitura para vida toda.” Esse era nosso objetivo, mostrar as crianças como a leitura pode ser viciante, como ela tem o poder de nos mergulhar em vários mundos e culturas e nos deixar próximos daquilo que fisicamente pode estar longe. Em âmbitos escolares, melhorar consequentemente interpretação de conteúdos, concentração e disciplina e essa parte acho que foi bem trabalhada durante a realização do projeto de leitura.

 


Werneck (2010,p.47) afirma ainda em um dos escritores da qual estudei durante esse percurso que diz, “Uma pessoa é artista porque é criativa, é poeta porque cria junções fantásticas de ideias. É líder porque consegue criar soluções diante de situações complexas, pois sabe ouvir e falar com assertividades”. Ou seja, cada um de vocês ´pode ser aquilo que quiserem ser, aquilo que estiverem preparados para ser. Já dizia Celso Antunes em seu livro A prática dos quatro pilares da educação na sala de aula.

 

 prática de aprender a conhecer se refere à aquisição dos “instrumentos do conhecimento”, desenvolvendo nos alunos o raciocínio lógico, a capacidade de compreensão, o pensamento dedutivo e intuitivo e a memória. O importante é não apenas despertar nos estudantes esses instrumentos, como motiva-los a desenvolver sua vontade de aprender e querer saber mais e melhor. Pretende-se assim despertar em cada aluno a sede do conhecimento, a capacidade de pesquisar cada vez melhor e a vontade de desenvolver dispositivo e competências intelectuais que lhes permita construir suas próprias opiniões e seu pensamento crítico.


Não podemos esquecer dos momentos em embarcamos juntos nas viagens das leituras, dos debates, das rodas de conversas, dos recreios que abortamos para viver esses momentos  em debates e curtir juntos o aprendizados, do passeio que fizemos juntos na fazenda Rancho Grande onde obtivemos muitos conhecimentos na prática descobrindo as emoções de estar vivenciando tudo aquilo, que só aconteceu como forma de compensação ao empenho dos alunos, junto a isso apresento alguns números que confirmam essa credibilidade dada pelos alunos que se comprometeram em embarcar nessa viagem rumo ao conhecimento. Foram 150 na primeira fase e 153 inscritos na segunda fase, 286 livros lidos na primeira fase e 189 livros lidos na segunda fase, dando um total de 455 livros lidos.

Não posso deixar de agradecer a equipe de professores que deram suporte, a equipe gestora que não mediu esforços e toda a equipe de apoio que de uma forma ou de outra contribuiu para que tudo saísse da forma que saiu com muita perfeição, em especial a minha supervisora Sirlaine que muito se dedicou e agregou no desenvolvimento dos projeto e também autora do projeto Ler Mais.

Muita luz e gratidão a todos vocês. Os meus parabéns por mais essa jornada vencida e pela coragem de aceitarem e vencerem esse desafio.


Professor de Arte: José Humberto de Lima

ANTUNES, Celso. A prática dos quatro pilares da Educação na sala de aula; fascículo 17 Petrópolis: Vozes, 2010

 
WERNECK. Hamilton. Ousadia de pensar; edição. 8. Rio de Janeiro. Editora, wak,2010.

Comentários
Comente direto do Facebook

Últimas notícias
Enquete
Qual das seguintes categorias melhor descreve seu status de emprego?

 

Escolha sua cidade:   Editoriais:  
Fotos e eventos
  |  Notícias
  |  Vídeos
Compartilhe você também:
  
  
  
© Copyright 2020 DiarioDaki - Todos os direitos estão reservados Anunicie conosco | Fale conosco | Política de privacidade | Área restrita