Selecione a cidade:   Rondônia, 13 de dezembro de 2018   |  Vídeos   |  Notícias Fotos e eventos

Tudo o que você precisa para se preparar para o ENEM

Tamanho do texto:  A+     A-         Imprimir
Udemy Brasil - Diego Sousa, 17/10/2018 16h32, 17/10/2018 23h04

 (Foto: ) Ampliar
(Foto: )

O que é o Enem?
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação de desempenho de alunos do ensino médio que também serve como porta de entrada para as melhores universidades do país. E a prova não dá acesso apenas às universidades públicas, não: com a nota do exame, é possível concorrer a bolsas de estudo em universidades privadas e até mesmo estudar em universidades no exterior.

Se interessou? Então é hora de conhecer mais sobre a prova, sobre o que cai no exame e como começar a estudar para arrasar no Enem!

Por que eu devo prestar a prova do Enem?

Se você está em dúvidas sobre realizar ou não a prova do Enem, saiba quais são as finalidades do exame e veja se elas atendem às suas necessidades.

A principal função do Enem é a de servir como uma avaliação de desempenho de alunos que estão no último ano do Ensino Médio. A nota proveniente dessa avaliação pode ser usada em processos seletivos que ofertam vagas para universidades públicas (como o SiSU) e para universidades privadas (como o ProUni e Fies). Estes processos seletivos abrem em épocas específicas do ano, geralmente nos meses de Janeiro e Junho, e seleciona candidatos para ocuparem as vagas disponíveis nos cursos de graduação das universidades participantes dos sistema, no primeiro e segundo semestres do ano.

Portanto, se você pretende entrar na universidade no próximo ano, seja ela pública ou privada, é importante ficar de olho no período de inscrição do exame - que geralmente acontece no mês de maio. Só pode prestar a prova, geralmente aplicada nos meses de outubro e novembro, quem estiver devidamente inscrito. E se o seu objetivo é entrar para a universidade, é necessário ter finalizado os estudos no Ensino Médio para conseguir, depois, concorrer a uma vaga nos processos seletivos.

Como é a prova do Enem?
A prova do Enem é dividida em quatro áreas de conhecimento. São elas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Cada uma das áreas de conhecimento apresentam 45 questões de múltipla escolha a serem resolvidas pelo candidato.

Desde 2017, a prova é aplicada em dois domingos consecutivos. Em 2018, ela será aplicada nos dias 04 e 11 de Novembro. As áreas de conhecimento são divididas entre esses dois dias de aplicação da prova, da seguinte forma:

● Primeiro domingo: O candidato terá que resolver 90 questões das áreas de conhecimento de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; e, ainda produzir uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema indicado no caderno de provas.
Tempo de prova: 5h30

● Segundo domingo: O candidato terá que resolver 90 questões das áreas de conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo de prova: 5h

Para quem quer entrar ainda mais a fundo no exame, é possível saber quais são as competências e habilidades exigidas dos candidatos na prova, além dos objetos de conhecimento que serão cobrados. Elas estão todas discriminadas neste documento, que você pode acessar a hora que quiser.

Como passar no Enem?
Depois de entender um pouco mais sobre a prova, é hora de começar a organizar a sua estratégia para conquistar uma boa nota no exame.

A melhor forma de fazer isso é criando um cronograma de estudos. Independentemente da época do ano em que você começou a estudar - em Janeiro, em Maio ou se nem começou ainda -, é necessário ter uma lista dos assuntos que mais apareceram nas provas dos últimos anos. Assim, se você está com a agenda de estudos apertada, deve dar prioridade para esses temas que com certeza vão aparecer. Crie uma rotina de estudos, distribua as disciplinas para cada dia da semana e arrase nos estudos!

A dica de ouro para quem está estudando em casa para o Enem: não adianta ficar só lendo a teoria, é preciso praticar! Estude com questões analisadas e comentadas do Enem. Assim, você verá como os assuntos são cobrados, terá mais familiaridade com a prova e nenhuma surpresa com o exame de verdade.

Além do mais, estudar com provas antigas é também uma ótima forma de testar seus conhecimentos e ver qual é, de fato, o seu nível de preparação para o Enem.

O Enem cobra questões das quatro áreas de conhecimento citadas acima, mas de modo geral, podemos dizer que ele cobra o conhecimento de quase todas as disciplinas que você estudou no Ensino Médio. Isso significa que você terá que responder questões de:

Matemática
Biologia
Química
Física
História
Língua Portuguesa
Geografia
Sociologia
Filosofia
Literatura
Redação

Comentários
Comente direto do Facebook

Últimas notícias
Enquete
Qual das seguintes categorias melhor descreve seu status de emprego?

 

Escolha sua cidade:   Editoriais:  
Fotos e eventos
  |  Notícias
  |  Vídeos
Compartilhe você também:
  
  
  
© Copyright 2018 DiarioDaki - Todos os direitos estão reservados Anunicie conosco | Fale conosco | Política de privacidade | Área restrita