Atualmente é difícil pensar em qualidade de vida sem pensar em um estilo de vida ativo, com prática de exercícios físicos regulares. Já na infância as crianças podem ser estimuladas a vivenciarem um estilo de vida ativo, nesse sentido, a natação se apresenta como uma importante modalidade esportiva que atende e respeita ao mesmo tempo em que auxilia no crescimento e desenvolvimento infantil.
Assim, a natação pode proporcionar às crianças uma melhoria na capacidade cardiorespiratória, força, velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação e lateralidade, além de outras apropriações de ordem psicomotora.
Na esteira desses benefícios proporcionados pela natação, de forma lógica, se desenrola a promoção de saúde com vistas à prevenção de doenças respiratórias como asma, bronquite, etc.. Ainda ressaltando seus benefícios, a natação favorece a socialização, percepção visual, tátil, atuando assim no desenvolvimento da personalidade da criança, pois em seu espaço lúdico ela cria e recria um mundo imaginário em que se interage com o outro, o que contribui para desenvolver sua inteligência.
Quando se pensa em esporte, exercício físico ou atividade física se pensa em saúde, e dentro de uma lógica de raciocínio, saúde é vida, logo, pratique a saúde para uma vida melhor.
Autor: Profº Ms. Edson Fernandes Cardoso